Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Diana Gabaldon - A Viajante do Tempo (Volume I)



"Em 1945, a enfermeira inglesa Claire Randall e o marido, Frank, tentando reacender a chama de um casamento abalado pela separação ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial, viajam para as Highlands escocesas em lua-de-mel. Lá, Claire assiste a um ritual celta ambientado em um círculo de rochas considerado sagrado. Após a cerimônia, ela decide voltar a passear pelo locale, quando está exatamente no centro mágico, é misteriosamente transportada para o ano de 1743. Nessa viagem a outro tempo, encontra um ancestral de seu mardo, "Black Jack" Randal, e cuida de um jovem soldado francês(*), James Frasier, ruivo, másculo e atraente. Claire e Jamie acabam se envolvendo e, para salvá-la da ira do povo local, impressionado com a "estranha visitante", acabam arranjando um casamento. Juntos, enfrentam perigos e vivem uma série de aventuras.

Claire é transportada para o meio de um conflito entre ingleses e escoceses. Confundida com uma prostituta, ela é sequestrada por um poderoso clã. É um período excepcionalmente conturbado das Highlands e ela é forçada a se casar com Jamie, um atraente soldado escocês, é julgada e quase enforcada sob a acusação de bruxaria. Uma pergunta martela seus pensamentos, insistente: "O que fazer quando se conhece o futuro?".

* erro do povo da revisão....Jamie é escocês, e não francês. Isso se comprova pelo parágrafo seguinte, onde o retratam como um "atraente soldado escocês".


Olááááááá

Voltei, em meio a uma reforma sem fim, mas voltei!

Gente.....é um pecado esse livro estar esgotado.....Demorei MESES para conseguir encontrá-lo, e paguei carooo.....mas compensou o esforço e cada centavo. O livro é lindo demais da conta!

Todo mundo que eu conheço, no mínimo, já ouviu falar dessa série, também conhecida como "Outlander". Os que já conhecem, peço desculpas, mas vou fazer uma breve explanação sobre o que trata a série. Vamos lá!

Como a sinopse do livro disse, Claire é uma enferemeira que atuou na Segunda Grande Guerra, e depois de muitos anos separada de seu marido, Frank (historiador), o reencontra, e eles tentam acertar os ponteiros. Para isso, nada melhor que uma viagem às românticas Highlands escocesas.

Em um dos passeios os dois acabam presenciando um ritual de druidisas, feito em um círculo de pedras considerado sagrado....Frank acha o máximo, mas Claire preferiria estar bem confortável debaixo das cobertas tomando um chocolate quente.

Por ser historiador, Frank é aficcionado por sua árvore genealógica, e sempre está pesquisando a esse respeito; descobrindo, inclusive, um parente distante que teve seu destino traçado ali mesmo nas Highlands, Black Jack Randall. Enquanto ele está efetuando pesquisas sobre tal parente famoso, Claire, que tem como passatempo estudar ervas medicinais, decide voltar ao círculo de pedras para verificar um espécime que ela acabou não pegando na última visita.

Porém, quando ela chega no círculo começa a ouvir um zumbido estranho vindo da pedra central, se aproxima......e se vê caindo......como se não caísse.... Na verdade, talvez ela tenha desmaiado.

E é assim que nossa protagonista vai parar na Escócia de 1973....

Os livros retratam as aventuras de Claire no passado e no presente também.

Aviso aos navegantes: eu já tinha lido vários comentários dizendo para comprar toda a série antes de começar a ler. Isso foi MUITO útil, pq eu fui comprando os livros conforme foi surgindo a oportunidade (faltam apenas os dois últimos, que dá para comprar em qualquer livraria por serem bastante recentes). E não me arrependi.... Simplesmente pq "A Viajante do Tempo" é apenas uma introdução para os demais livros......

Creiam em mim quando digo isso. O livro é lido em um piscar de olhos.....Quando você se dá conta, ele já terminou! E em um momento horroroso, só para variar um pouco.... Então, se vc é cardíaco, chocólatra ou ansioso mesmo......compre todos os livros antes de começar a ler....Senão, prevejo crises nervosas....

Voltando....

Em "A Viajante do Tempo", o livro trata da adaptação de Claire, uma mulher super "prafrentex", a um tempo em que mulher não era absolutamente nada. Dias difíceis para Claire.... A começar pelo fato de que ela volta com um vestidinho florido.....e é confundida com uma prostituta, já que as mulheres no ano de 1743 usam toneladas de anáguas, combinações, saias e afins.

Além de todas as confusões, ela acaba sendo obrigada a casar com Jamie, que é um pedaço de mau caminho..... Porém ela já é casada com Frank....eita....mas Frank ainda nem nasceu!

Coitada da Claire.... Pelo menos ela pode utilizar seu hobbie de conhecedora de ervas para auxiliar o tratamento dos enfermos em uma época em que ainda não existia a penicilina.

Isso e o fato de ela saber vários acontecimentos futuros a colocam em uma encruzilhada.... Será que sabendo o desfecho dos fatos, é possível mudá-los? E se for possível, o que tal mudança acarretará para o futuro do mundo?

Claire não tem todas as respostas, a bem da verdade, ela possui poucas respostas... E tenta fazer de tudo para ajudar Jamie e seu clã. Será que isso será suficiente para salvá-los das sangrentas disputas que ocorrem por toda Escócia, ou o passado está escrito sobre pedra, e não há como mudá-lo?

Gente....este é um dos livros mais lindos que já li, e Diana Gabaldon está ocupando o mesmo espaço em meu coração que J.R. Ward, e a adorada Judith McNaught.

Parem TUDO e vão ler esse livro.....ou melhor, a série toda..... Pq depois que você começa é impossível parar! Leitura MAIS QUE OBRIGATÓRIA!!!!

Até a próxima!!!!
Beijos

3 comentários:

  1. Olá Nilza, tudo bom?
    Eu adoro ler!Principalmente romances.Este livro deve ser muito bom mesmo!

    Aonde você consegui comprar toda a série?

    Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. NIlza!

    Bem vinda entre as tietes de Jamie! É impossível ler esse livro e não se apaixonar por ele... E se prepare porque daqui pra frente ele vai continuar a roubar seu coração (e vc vai sentir uma inveja boa da Claire...)

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Concordo, Jamie roubou meu coração. Esta serie é demais da conta, parei todas as minhas leituras e olha que estava acompanhando duas series que simplismente ignorei porque não consigo parar de ler Outlander, já estoiu terminando o livro 3, aliás neste livro Jamie esta me fazendo perder o folego. E sou veterana em leitura, não é qq coisa que me impressiona.

    ResponderExcluir