Páginas

domingo, 21 de agosto de 2011

Neil Gaiman - O Livro do Cemitério

"Um bebê escapa de seu assassino e encontra abrigo num cemitério. Lá, será criado por fantasmas e aprenderá sobre a vida com os mortos, seus melhores amigos. Enquanto ele cresce entre lápides e capelas mortuárias, o perigo continua rondando do lado de fora. A mesma lâmina que matou seus pais e sua irmã espera ansiosa para terminar sua tarefa.

Mas o garoto, conhecido como Ninguém, não está sozinho. Ele tem um guardião que não pertence nem ao mundo dos vivos, nem ao dos mortos; uma legião de amigos que muitas vezes só ele pode ver e ouvir, mas que podem assombrar seus inimigos; conhece os truques e os feitiços de seres de outros mundos, pode sumir e invadir sonhos.

Neil Gaiman consegue prender a atenção do leitor e causar arrepios, ao mesmo tempo em que tece uma trama tocante sobre amizade, lealdade e amadurecimento. A aventura mais perigosa do jovem herói, como a de todos nós, é sobreviver."

Voltei!

Gente....esse aqui eu adorei! Dos três livros que li do Neil Gaiman esse definitivamente é o melhor. É do tipo que você pega e enquanto não vê a última página, não sossega o facho (fui até procurar como que escreve "faixo", mas é facho mesmo).

A temática do livro é excelente.....um bebê que tem toda sua família assassinada, consegue escapar e acaba indo parar em um cemitério, onde é protegido e criado por fantasmas. Tem inclusive um guardião, que não é um vivo, nem é um morto.

Porém, o assassino vem de uma seita que remonta há séculos, e não irá desistir até matar Nin.

Não tem como falar muito sem cometer spoilers... Porém, vou dar a idéia geral do livro: é escrito para crianças e adolescentes, mas dificilmente qualquer um deles vai entender a profundidade do livro. Isso foi algo que eu gostei muito no autor. Ele escreve uma estória aparentemente simples....mas com zilhares de coisas por trás.

Não ouso compará-lo com "O Pequeno Príncipe", que foi o livro mais importante da minha infância e adolescência, e até hoje, quando o leio, consigo achar coisas novas; porém, a idéia é bem semelhante. Tenho certeza que nas próximas releituras que fizer de "O Livro do Cemitério" vou achar coisas novas e/ou vou entender coisas antigas com uma visão diferente.

O livro é excelente, e gostei tanto, que me desapontei um pouquinho com o final... Queria um final diferente....Mas do jeito como terminou, tenho esperanças de que um dia, tenhamos uma continuação.

Recomendo a leitura, com certeza!!!

Beijos!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário